A psicoterapia promove dignidade e saúde mental para pessoas LGBTQIAPN+?
- camila pellizzer
- 30 de set. de 2024
- 3 min de leitura

Você sabia que para a psicoterapia ser sensível às especificidades de ser LGBTQIAP+ os princípios da Terapia Afirmativa são indispensáveis? Essa sensibilidade é essencial para que de fato se encontre segurança, acolhimento, afeto e um processo terapêutico efetivo.
A Terapia Afirmativa nasce em um cenário de muito preconceito, denunciando que os psicólogos, quando criados em uma sociedade preconceituosa, também internalizam e reproduzem preconceitos, portanto necessitam de uma formação específica que os prepare para evitá-los em sua prática clínica e mais do que isso, produzir um encontro terapêutico de fato acolhedor e transformador.
Mas o que esperar dessa Terapia Afirmativa? Uma das suas bases é considerar a discriminação contra pessoas LGBTQIAPN+ enquanto uma variável patológica, que produz desfechos negativos na saúde mental de minorias sexuais e de gênero, mas este é somente o começo.
Benefícios da psicoterapia orientada pela Terapia Afirmativa:
Ambiente realmente sem julgamento, evitando experiências de preconceito durante os atendimentos psicoterapêuticos.
Validação, escuta acolhedora e especializada, amparo emocional e orientações profissionais, facilitando a ressignificação de traumas e a possibilidade de melhorar a saúde mental, emocional e relacional.
Auxílio para lidar com o Estresse de Minorias e suas consequências (expectativa de rejeição, vergonha, medo, culpa, dificuldades nos relacionamentos, ansiedade patológica, depressão, ideação suicida, confusão mental, evitação e desregulação emocional, etc.)
Ajuda para desenvolver autoaceitação e autocompaixão.
Possibilidade de trabalhar diversos aspectos da vida profissional, levando em consideração os desafios e potencialidades de ser LGBTQIAP+ nos espaços sociais;
Auxílio para lidar com as dificuldades emocionais específicas do processo de autoidentificação, autodeterminação, transição social e relacionadas à disforia (quando esta é presente);
Espaço seguro para tirar dúvida e receber informações cientifica e culturalmente embasadas sobre sexualidades e gêneros.
Como eu utilizo a Terapia Afirmativa na minha clínica?
Com capacidade técnica para identificar fatores associados ao Estresse de Minorias, como: internalização do estigma social, ocultação da orientação sexual ou identidade de gênero, expectativa de rejeição, etc.;
Auxiliando a identificar as correlações entre os sintomas de ansiedade e depressão e o Estresse de Minorias quando existentes, para assim poder modificar essas respostas comuns ao preconceito.
Sabendo que experiências precoces com o Estresse de Minorias podem ensinar aos indivíduos lições negativas poderosas sobre si mesmos e ajudando a desenvolver um novo olhar sobre si.
Assumindo que os adoecimentos em saúde mental são influenciados por questões sociais, evitando culpabilizar os indivíduos por seus problemas e dificuldades.
Auxiliando na responsabilização do indivíduo pelo que está sob seu controle e na ação para transformar o que somente ele pode em sua vida.
Ajudando a encontrar amparo e segurança para processar os traumas vivenciados, desenvolver fortalecimento emocional, melhorar a relação com as próprias emoções e as pessoas ao redor, adquirir habilidades para atravessar as adversidades e preconceitos, autoaceitação, etc.
Utilizando a interseccionalidade para enxerga os demais fatores que influenciam na história, na vida cotidiana e na subjetividade de cada indivíduo, por exemplo: raça e etnia, religião, classe social, faixa etária, etc.;
Me atentando aos elementos positivos que também podem compor a identidade e a história de vida do indivíduo, a fim de potencializar seus efeitos, tendo consciência para não impor uma positividade normativa e irreal em torno das identidades LGBTI+;
Combatendo em diversos âmbitos da minha vida profissional e pessoal o preconceito e a homotransnegatividade;
Considerando todos os aspectos listados, me dedico a desenvolver caminhos, em conjunto com cada paciente e suas particularidades, para diminuir o sofrimento psicológico e desenvolver uma vida não somente digna e segura, mas valorosa pra você.